No Brasil, ao longo de 8.500 km de costa, existem 274 municípios costeiros voltados para o mar. Dentre eles, está o Guarujá que possui 27 praias e em sua região leste encontra-se a Área de Proteção Ambiental – APA Serra do Guararu.

A APA Serra do Guararu representa uma faixa de Serra do Mar, com o oceano de um lado e o Canal de Bertioga de outro. É composta pelo bioma da Mata Atlântica e, margeando seu braço de mar, predomina a vegetação de Manguezal.

 

Esta APA foi criada para defender este território remanescente de Mata Atlântica em seus aspectos socioambientais, dado o histórico de degradações ambientais, ocupação desordenada e turismo predatório que compõe o cenário da cidade.

Com base no plano de manejo da APA da Serra do Guararu, o Instituto Alimentando o Bem busca apoiar o combate à poluição das águas e mangue, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento sustentável de suas comunidades e o ecoturismo responsável.

Conheça as nossas iniciativas e as atividades de educação e preservação ambiental de parceiros apoiados pelo instituto:

Meio 
Ambiente

Bem Recicla

Em fase de implantação, a Bem Recicla faz uso da tecnologia compartilhada pela Precious Plastic para criar um negócio local, ambientalmente responsável, que visa promover a inclusão social e a preservação do meio ambiente, através da reciclagem de embalagens plásticas pós-consumo de maneira criativa e próxima da fonte geradora dos resíduos - o usuário doméstico.

Imagem Instituto Alimentando o Bem Bem Recicla

Despoluição do Rio do Peixe e seu Manguezal
parceria
SOS
​ Rio
do Peixe

O Instituto Alimentando o Bem busca contribuir com a limpeza do mangue e das águas do Rio do Peixe realizada pela organização SOS Rio do Peixe, divulgando seu trabalho e conectando com potenciais apoiadores como o Condomínio Iporanga que, em 2020, fez a doação de barco para limpeza do mangue, luvas e sacos de lixo.

Conheça, siga e apoie a SOS Rio do Peixe @sosriodopeixe

Imagem Instituto Alimentando o Bem Despoluição do Rio do Peixe e seu Manguezal

Educação Ambiental 
parceria
Maravilixo

O Instituto Alimentando o Bem apoia o trabalho educação ambiental da Maravilixo, iniciativa de Educação Ambiental e ReDesign que busca a resignificação de embalagens plásticas pós
consumo como ferramenta para a reflexão crítica quanto aos hábitos de consumo e descarte.

A Maravilixo atua por meio de uma recicladora móvel com funções para triturar, injetar e extrusar o plástico.

Conheça, siga e apoie a Maravilixo @maravilixo

Imagem Instituto Alimentando o Bem Educação Ambiental